Quais os critérios essenciais para escolher sêmen?
No procedimento da escolha de sêmen, o produtor dispõe de diversos catálogos de Centrais de venda do recurso
Quais os critérios essenciais para escolher sêmen?

No procedimento da escolha de sêmen, o produtor dispõe de diversos catálogos de Centrais de venda do recurso, obtendo diferentes provas de avaliação genética de seus reprodutores. Tais provas são divulgadas anualmente pela Embrapa, ABCZ, Conexão Delta, Paint etc., com o registro das diferentes raças, permitindo que alguns reprodutores sejam avaliados em mais de um sumário.

Dessa forma, antes da escolha do sêmen, deve-se atentar para as seguintes provas: DEP (em gado de corte) e sua Acurácia e para as PTA (em gado leiteiro).

DEP é a diferença esperada na média de performance de futuras proles de determinado touro em relação às médias das proles de outros touros que participam da avaliação de uma ou outra característica, por exemplo: Peso ao Nascimento - PN, Peso na desmama- PD, Ganho do nascimento na desmama- GND. Esta prova diz respeito ao gado de corte.

Continue depois da publicidade:


Acurácia é o grau de certeza de uma determinada informação, ou seja, é o que determina a proximidade de um valor estimado em relação ao valor real. Quanto mais alta é a acurácia, maior é a precisão dos resultados finais. Quanto à relação dos percentuais com os rendimentos, acima de 75 % de acurácia é considerada alta a precisão dos resultados, precisão média quando acurácia fica em 50% e precisão ruim quando acurácia abaixo de 50%.

PTA é a Habilidade Prevista de Transmissão de Determinada Característica. Esta é uma prova que é mais utilizada para o Gado de leite para definição de características como: leite, proteína, gordura, etc.

Além dessas provas para a escolha do sêmen, a escolha do reprodutor deverá considerar os critérios de seleção quanto ao tipo de animal e de produção (carne, leite), pretendidos pelo criador, o qual deve, preferencialmente, ser sempre orientado por um técnico especializado.

Fonte: CPT

Leia mais:

Impacto do sêmen bovino de qualidade no sucesso da IATF

Como alcançar bons resultados com a IATF?