La Niña vai ditar mais o clima no verão do que na primavera
Segundo a previsão do tempo, durante a primavera, o clima vai sentir mais a falta de chuva no Sul e o retorno para o Nordeste durante o verão
La Niña vai ditar mais o clima no verão do que na primavera

A falta de sol tem preocupado os produtores da região Sul do país. Faz um mês que os dias estão mais nublados e a chuva segue persistente em algumas áreas, dificultando as atividades de plantio da safra 21/22. Muitos se questionam como mesmo com a projeção de um La Niña, as chuvas continuam volumosas no Sul e o tempo seco no Nordeste. A meteorologia explica: “Na primavera, as condições da estação acabam sendo mais fortes do que as interanuais, no caso os fenômenos de maior escala como o La Niña. Vamos sentir mais a falta de chuva no Sul e o retorno para o Nordeste durante o verão”, explica Desirée Brandt, meteorologista.

Na sexta-feira, 8, a frente fria já estará na altura do sul da Bahia, mas em sua retaguarda, uma grande área de alta pressão atmosférica vai atuar no Sudeste e Sul do país. Esse sistema direciona os ventos do oceano para a costa, jogando muita umidade e chuva desde o leste do Paraná até o Rio de Janeiro, onde o tempo fica nublado com chuva a qualquer momento. No interior da região Sul e também sobre Mato Grosso do Sul, uma área de baixa pressão atmosférica provocará chuvas com trovoadas desde o interior do Rio Grande do Sul até o sul de Mato Grosso do Sul, esse sistema leva trovoadas e temporais mais expressivos no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Pancadas de chuva acontecem durante a tarde desde a região Norte até Minas Gerais por conta do calor e umidade.

O tempo fica firme com sol e calor em boa parte do Nordeste e do Tocantins; tempo nublado e frio no sul do Rio Grande do Sul. Há previsão de ventos fortes desde a costa do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com rajadas em torno dos 50 km/h. O mar também fica agitado na costa Sul com ondas de até 2,5m. As temperaturas caem na faixa leste do Paraná e de São Paulo, no sul de Minas Gerais e em todo o Rio de Janeiro por conta do aumento da umidade, da chuva e dos ventos de leste.

No fim de semana, a chuva segue bastante intensa com muitos temporais no Paraná por todo o estado, em Santa Catarina e aumenta no Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma área de baixa pressão atmosférica, o que gera alerta de granizo e fortes temporais entre o Paraguai e a região Sul. Chuva forte também em Mato Grosso do Sul e São Paulo no Sábado. No leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, a entrada de ventos úmidos frequentes deixa o céu encoberto com chuva a qualquer momento e temperaturas baixas.

A previsão do tempo chama a atenção ao aumento da chuva, com altos volumes, ventania e temporais no Espírito Santo sobretudo na segunda, 11, e terça-feira, 12. A chuva aumenta em todo o estado de São Paulo, Minas Gerais, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul entre os dias 10 e 14 de outubro. Neste mesmo período, fortes temporais atingem a região Sudeste, o Paraná e Mato Grosso do Sul, com risco de fortíssimas trovoadas, altos volumes de chuva e eventual granizo.

Fonte: Canal Rural

Leia mais:

PECUARISTA: O TEMPO ESTÁ CONTRA VOCÊ

5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol
Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça



C21024